Notícia

Nesta Quinta e Sexta: “Dia da Colheita” em Ingá Celebra o Crescimento da Agricultura do Algodão Orgânico

por Ascom Publicado em 25/10/2023 às 05:00

Nos dias 26 e 27 de outubro, o município de Ingá, Paraíba, será palco do evento “Dia da Colheita” no Campo do Algodão, com uma programação repleta de atividades. Autoridades, agricultores e jornalistas se unirão para celebrar a nova safra e o aumento do número de mulheres agricultoras no cultivo do algodão.

O “Dia da Colheita” vai além de um simples evento agrícola; é uma celebração do renascimento de uma indústria que está moldando um futuro promissor para as mulheres, para a Paraíba e suas comunidades.
Confira a programação:

Ingá já se destaca como polo do algodão orgânico no Brasil. Os números impressionantes fornecidos pela Cooperativa dos Agricultores do Município de Ingá e Região (Itacoop) demonstram o crescimento contínuo. Em 2021, 12 hectares foram plantados, resultando na colheita de 10,781 toneladas de algodão em rama, envolvendo apenas 12 famílias. Em 2022, a área plantada expandiu para 48 hectares, com uma colheita de 41,625 toneladas e 36 famílias envolvidas. Neste ano, 100,5 hectares foram plantados por 44 famílias, com uma estimativa de colheita de 105 toneladas em rama.

A instalação da usina de beneficiamento de algodão no município, realizada em maio deste ano, promete impulsionar ainda mais a economia local. Com uma máquina de 32 toneladas e seis metros de altura, o tempo de beneficiamento foi reduzido de oito meses para apenas 72 horas. Além disso, a usina tem planos de aproveitar o óleo do caroço do algodão como insumo para a indústria de cosméticos e transformar o mesmo caroço em torta para ração animal.
A usina tem a perspectiva de beneficiar a safra de outros produtores de algodão nos estados vizinhos do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, o que fortalece ainda mais a economia regional.