Notícia

Ingá recebe visita de especialista em desenvolvimento de projetos de desenvolvimento sustentável

por Renata Marinho Publicado em 28/01/2021 às 15:53

Projetos envolvendo preservação de porcentagem de matas nativas nas fazendas, geração de créditos de carbono, plantio sem agrotóxico, desenvolvimento do artesanato local, trilhas ecológicas, turismo integrado, cidade digital, aquacultura e gastronomia, foram alguns dos temas abordados e apresentados pelo CEO da MOSE COPETECE,  Guilherme Berbet, tendo despertado o interesse do prefeito Robério Burity que apresentou as potencialidades do município.

Com larga experiência em planos de desenvolvimento econômico municipal no Brasil e Exterior, a apresentação foi de grande valia para Ingá, pois foram realizadas várias visitas, mostrando os atrativos do turismo, cultura, agricultura e até mesmo culinária, com um almoço preparado por Dona Lia, do Memorial do Cuscuz. Apresentando tanto na cidade quanto nos distritos do município, para posteriormente discutir diversas possibilidades no agronegócio, ecoturismo e economia local, que podem incrementar o desenvolvimento de Ingá no futuro breve.

A apresentação no gabinete do prefeito  contou com a participação do secretário de turismo Vavá dá Luz, secretária de agricultura Geovana Rufino, adjunto de comunicação Levi Oliveira, setores da imprensa local, e visita de campo com  a presença do empresário na área de aquacultura, Augrizonio Bacalhau Filho, com o vice-presidente da SUCESO-PB, Tarcísio Júnior, com o chefe de gabinete, Rafael Garcia e o guia turístico do Parque Arqueológico - Pedra Itacoatiara, Antônio Marcos.

A MOSE é uma empresa que representa o modelo orientador de sucesso de entidades públicas e privadas, que desenvolve sustentabilidade e melhorias, com créditos de carbono para preservação de áreas com matas e reservas e funciona de acordo com os indicadores da ONU.
Criada desde 2003 e fortemente atuante na União Europeia e China, com uma sede inaugurada em 2020 na cidade de Fribourg, na Suiça, que ajuda as entidades a alcançarem níveis de excelência em desempenho, governança e qualidade, na produção de bens e serviços.

"Os projetos e processos são de médio e longo prazo, mas se não dermos o primeiro passo ficaremos na mesmice de sempre. Temos que acordar para os novos métodos ecologicamente sustentáveis que valorizam ainda mais a produção e serviços,  contando com avanços tecnológicos e mudanças na mentalidade das pessoas em relação ao consumo ecologicamente correto que cresce em todo planeta." - Avaliou o prefeito Robério Burity.

 Assessoria de Imprensa

Renata  Marinho