VÍDEO: Secretário de saúde de Ingá e equipe de médicos explicam plano de ação, orientações e atendimento à população

PREFEITURA MUNICIPAL DE INGÁ

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

COMUNICADO A POPULAÇÃO INGAENSE

Em virtude da pandemia do coronavírus, uma doença viral respiratória que vem nos trazendo grandes preocupações e assolando todo o país, a Secretaria Municipal de Saúde de Ingá, resolveu adotar medidas de prevenção contra sua disseminação.

Não queremos causar pânico, mas se faz necessário adotarmos medidas de prevenção, ressaltando que é de extrema importância a colaboração da população.

Queremos nesse momento pedir o apoio e colaboração da população sobre as medidas que serão adotadas neste momento, inicialmente nos serviços de saúde.

1- Será obrigatório realizar higienização das mãos ao adentrar em qualquer Unidade de Saúde. Será disponibilizado álcool 70% e/ou sabão liquido para todos os usuários na recepção.

2- Pacientes com sintomas de resfriado leve como, tosse, coriza e espirros, recomendamos ficar em casa, ter repouso, beber bastante liquido, evitar contato com pessoas e aglomerações. Caso o quadro clinico não tenha melhoras ou apresente dispneia (falta de ar) deverá procurar assistência médica.

3- Os atendimentos com médico clinico nos PSFs, serão centralizados em casos mais necessários para evitar aglomeração de pessoas.

4- O atendimento com Protético (Próteses Dentária) será temporariamente suspenso.

5- Os atendimentos em Odontologia serão restritos, dando prioridade apenas em situações de urgência, apenas na parte da manhã nos PSfs.

6- As atividades da Academia de Saúde serão suspensas, tendo em vista que seus públicos alvos são idosos.

7- Os serviços de fisioterapia serão suspensos parcialmente, tendo em vista que seu público alvo são idosos e crianças.

8- Atividades coletivas desenvolvidas por equipe multiprofissional serão suspensas.

9- As salas de observação das Unidades Básicas de Saúde terão seu uso restrito, evitando aglomeração e permanência de crianças, idosos, gestantes, hipertensos e diabéticos.

10- Os usuários de transporte coletivo da Saúde, serão obrigados a higienizar as mãos antes de entrar no veículo e ao retornar ao veículo, repetir o mesmo procedimento, e sentar apenas um paciente por assento.

11- Pessoas com sintomas de resfriado, será recomendado a não utilização de transporte público, exceto em casos de urgência.

12 – os serviços do Caps serão suspensos parcialmente, ficando as consultas médicas a serem realizadas no PSF III do Jardim farias.

13 – Os Agentes Comunitários de Saúde, e os Agentes de Endemias, estamos elaborando uma estratégia de visitas domiciliares a não comprometer os trabalhadores e usuários na transmissão do vírus, posteriormente as    orientações serão divulgadas.

Lembramos que essas medidas poderão sofrer alterações a qualquer momento, de acordo com os acontecimentos futuros.

Pedimos a colaboração de todos, e assim temos certeza que estaremos fazendo o melhor.

LEMBRAMOS que o Estado da Paraíba disponibilizou número de telefone para tirar dúvidas sobre o CORONAVÍRUS com atendimento 24 horas.

Telefone: 83-9.9146-9790

VEJA VÍDEO