Campanha de Vacinação contra pólio e sarampo imunizou mais de 78% de crianças no município de Ingá

A Prefeitura municipal de Ingá, por meio da Secretaria de Saúde, continua realizando a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. No último sábado (18), as unidades básicas de saúde (UBS) do município ficaram abertas das 08:00 às 16:00 horas para realizar o Dia “D” da campanha de vacinação, imunizando as crianças na faixa etária de 1 a 5 anos de idade.

Após a realização do dia D, foi possível visualizar que a cobertura vacinal já atingiu mais de 78% do público alvo da campanha no município. O secretário de saúde, James Araujo, afirma que a meta estipulada é que todas as crianças sejam imunizadas, e orienta que a população também se mobilize em torno da campanha para manter tanto o sarampo quanto a poliomielite, erradicadas no município.

A campanha tem por objetivos:

• Vacinar quem nunca tomou a vacina;
  • Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;
  • Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

A campanha nacional vai até o final do mês e trata-se de uma campanha de mobilização, já que a vacina contra o sarampo fica disponível o ano inteiro nos postos de saúde.

Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

A campanha está sendo realizada até o dia 31 de Agosto, em todas as unidades básicas de saúde do município. Todas as crianças entre 1 e 5 anos devem ser levadas às UBS para receber a vacina, independente se já tomaram o imunizante ou não, com exceção para quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias.

Unidades de saúde (UBS) disponíveis de segunda a sexta das 08: às 16:00

UBS I = Bela vista