Sala do Empreendor

                                                      


A Sala do Empreendedor de Ingá é uma iniciativa fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal e o SEBRAE. Ela oferece serviços voltados aos empreendedores e produtores rurais do município, com o objetivo de desburocratizar processos e proporcionar ações de capacitação que melhorem o ambiente de negócios local, apoiando e fortalecendo o desenvolvimento econômico em Ingá.

A Sala do Empreendedor tem como objetivo principal incentivar a formalização de negócios informais, garantindo que se enquadrem nos critérios estabelecidos pela Lei Complementar 123/06.

A Visão da Sala do Empreendedor busca simplificar os procedimentos de registro e legalização de empreendedores individuais, micro e pequenas empresas no município de Ingá, promovendo o crescimento econômico local.


Links Úteis



Perguntas frequentes:

1. Quais as vantagens de ser MEI?

  • Abertura rápida e gratuita.
  • Formalização e posse de CNPJ.
  • Emissão de nota fiscal.
  • Possibilidade de vendas para órgãos públicos.
  • Vendas utilizando cartões, boleto e conta corrente jurídica.
  • Dispensa de escrituração contábil.
  • Sem obrigatoriedade de emissão de nota fiscal para venda a pessoas físicas.
  • Isenção de impostos federais e pagamento simbólico de ICMS e ISS.
  • Pagamento unificado e simplificado de impostos.
  • Cobertura previdenciária.

2. Quais documentos são necessários para fazer a Declaração Anual?

  • CNPJ.
  • Rendimento mensal da receita bruta do ano anterior.

3. O que é a senha gov.br?
A conta gov.br é uma maneira segura de acessar milhares de serviços públicos digitais integrados à plataforma gov.br, utilizando computador, notebook, tablet ou smartphone. Para criar sua conta, basta informar alguns dados pessoais e criar sua senha.

4. Quais são as obrigações do MEI?

  • Emitir notas fiscais nas vendas para destinatário inscrito no CNPJ.
  • Arquivar notas fiscais de compras e eventuais vendas.
  • Pagar mensalmente o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) até o dia 20 do mês seguinte.
  • Preencher e guardar por 5 anos o Relatório Mensal de Receitas Brutas, até o dia 20 do mês seguinte.
  • Enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) até o último dia útil de maio de cada ano.

5. Quais documentos são necessários para atualização cadastral?

  • CNPJ.
  • CPF.
  • Código de Acesso (caso não tenha o código de acesso, levar o título de eleitor para gerar um novo código ou o último recibo do Imposto de Renda Pessoa Física).
  • Senha do Governo (Senha GOV).