Notícia

Rede de Colaboração forma 1ª turma de líderes colaborativos na gestão da educação

por Ascom educação / Seyane Andrade Publicado em 23/09/2021 às 20:08

A Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, com o apoio de parceiros, desde sua fundação desenvolve e oferece aos gestores municipais e integrantes das iniciativas de colaboração, formações e conteúdos visando o fortalecimento da colaboração em educação nos territórios.
E na última quinta-feira, 16 de setembro, integrantes de iniciativas de colaboração foram certificados como "Líderes Colaborativos" pela Rede de Colaboração, após terem concluído um processo formativo voltado ao desenvolvimento de habilidades e competências para o exercício da liderança como um estilo de gestão de pessoas e equipes capaz de conciliar produtividade, sustentabilidade e bem comum.

Este processo formativo, no formato de minicurso, foi oferecido no período de 29 de julho a 16 de setembro pela Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação e, apoiado pelo Itaú Social, foi conduzida pelo especialista Fábio Brotto, co-fundador do Projeto Cooperação.

Esta foi a primeira edição deste minicurso, que, voltado para dirigentes municipais de educação, integrantes das equipes técnicas das secretarias de educação de redes de ensino dos municípios que integram as iniciativas de colaboração, lideranças, gestores e articuladores que atuam nas iniciativas, abriu a possibilidade de que cada iniciativa indicasse 01 (um) participante.

Foram realizados, por meio da plataforma Zoom, encontros semanais remotos síncronos
com 2 horas de duração, contemplando os principais temas relacionados ao
assunto, sustentados pelos 7 pilares da cooperação, segundo Fábio Brotto: saber
conectar, saber cuidar, saber compartilhar, saber confiar, saber cocriar, saber cultivar e saber celebrar. Foram realizadas dinâmicas interativas, diálogos reflexivos, e desenvolvimento de atividades síncronas que permitiram aos participantes refletir sobre suas práticas no âmbito da gestão e de suas relações e repensar suas práticas.

Ao final do processo, como atividade final, os participantes apresentaram um "Show de Talentos", no qual, revelaram ao grupo habilidades pessoais até então desconhecidas, como tocar piano, violão, desenvolver artes manuais, canto e poesias. O objetivo da atividade foi praticar o ato da celebração, que segundo Brotto, é fundamental para o exercício da liderança, uma vez que comemorar as conquistas e realizações pessoais e do grupo, auxilia na construção de vínculos, no despertar da consciência dos valores das pessoas e no desenvolvimento da auto-confiança.

1ª turma de concluintes do Minicurso de Liderança Colaborativa na Gestão da Educação: 

Adriana de Almeida Braga (Ade Noroeste Paulista/SP)
Claudete da Silva Lisboa Martins (CTE Ciapra/BA)
Djalma Barros Siqueira Neto (CTE Conisul/AL)
Gilmara da Silva (Ade CoGemfri/SC)
Hilton César Neves da Silva (Ade dos Balaios/MA)
Irandecy Nadja Araújo Costa Feitoza (Ade Alto Turi/MA)
Jailson Assis de Jesus (Ade Agreste Litoral Norte/BA)
Jannaina Furtado de Mendonça (Ade Adera/MA)
Maria da Paz Ferreira Nunes (Ade GE 5/PI)
Monia Rocheles Rodrigues de Oliveira (CTE Amvapa/SP)
Thalita Silveira Dias Pires (CTE CDS LS/BA)
Valeria Cristina Rosa Pontes (CTE Codivar/SP)
Vanessa Ananias Malacrida (CTE Civap/SP)
Walbenia da Silva Andrade de Oliveira Felix (CTE Cogiva/PB) SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE INGÁ-PB