Agentes de saúde e de endemias recebem material e fardamento da Secretaria Municipal de Saúde de Ingá

por Ascom Publicado em 13/09/2023 às 01:13

Na última quarta-feira, dia 06 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a entrega de fardamentos e equipamentos aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate à Endemias (ACEs), reconhecendo o papel vital desempenhado por esses profissionais no sistema de saúde local.

O ato contou com a presença do Prefeito Robério Burity e da Secretária de Saúde, Mayara Shanazes, que destacaram a importância dessas categorias para o adequado funcionamento da saúde no município. Eles enfatizaram que os ACSs e ACEs são verdadeiras pontes entre a comunidade e os serviços de saúde, desempenhando um papel crucial na promoção da qualidade de vida e no combate às endemias.

Os Agentes Comunitários de Saúde desempenham um papel fundamental ao estabelecerem vínculos sólidos com as famílias e comunidades em que atuam. Eles são a linha de frente na prevenção de doenças, promoção da saúde e no direcionamento dos pacientes para os serviços adequados quando necessário. Com os novos fardamentos e equipamentos, sua identificação e eficácia no campo serão ampliados, beneficiando a população que depende de seus serviços.

Por outro lado, os Agentes de Combate à Endemias têm uma tarefa igualmente crucial, especialmente em regiões onde as endemias representam uma ameaça à saúde pública. Eles desempenham um papel essencial na identificação e controle de vetores e no combate a doenças transmitidas por insetos, como a dengue e a malária. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, esses profissionais estarão mais bem equipados para enfrentar os desafios inerentes à sua missão.