INGÁ RECEBE VISITA TÉCNICA DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS E AGÊNCIA BRASILEIRA DE COOPERAÇÃO

por Seyane Andrade Publicado em 16/08/2022 às 07:57

Um dia honroso para o município de Ingá, realizado na última sexta-feira (12), recebendo autoridades e representantes de outros países e da Paraíba, tendo a cidade como referência. “Ficamos muito felizes em receber uma delegação estrangeira para conhecer um trabalho de nosso município”, disse o prefeito de Ingá, Robério Burity, em recepção da missão promovida pelo Programa de Cooperação, entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

A razão da visita foi para conhecer as experiências e as práticas aplicadas em relação ao plantio do algodão, trabalho realizado pela agricultura familiar.

O presidente da cooperativa de produtores de algodão de Ingá (Itacoop), Antônio Barbosa, também deu as boas-vindas ao grupo. "Acolho com alegria a missão especial de visita técnica. O campo de algodão sendo visitado com a finalidade de vivenciar o cotidiano dos agricultores, com destaque para as práticas aplicadas em campo, antes, durante e depois de toda produção, compartilhando, inclusive, as dinâmicas e os projetos desenvolvidos pela gestão, em criar a cooperativa e podermos seguir independentes com todo trabalho.

Participaram da visita representantes e parceiros do projeto “Algodão Orgânico de Ingá”, Empaer, Famup, Embrapa, Bnb, Sedap, Seafds, Ncc, Senai, Sebrae e a representante da ABC, Cecília Malaguti.

Durante a manhã a recepção ocorreu na sede da prefeitura, entre os visitantes, convidados e a comitiva internacional, no gabinete do prefeito Robério, discutindo temas específicos de produção e segurança alimentar.

Em seguida, o grupo foi a campo para conhecer de forma técnica todo o processo e condições dos agricultores, em sequência até a estrutura que será a usina de algodão e sede da Itacoop de Ingá.

Por fim, um desfile com peças de algodão natural e confecções de labirinto (artesanato local), foi apresentado durante um almoço, uma demonstração de mais um projeto desenvolvido pela cooperativa de labirinteiras do município de Ingá.