EDUCAÇÃO AVANÇA: Duas escolas de Ingá são contempladas em programa do MEC e Secretaria Municipal de Educação investe em

por Seyane Andrade Publicado em 25/06/2021 às 12:42

Duas boas notícias pautaram a educação municipal nesta semana.

PONTINA E CHÃ DOS PEREIRAS CONTEMPLADAS

A primeira se refere a divulgação feita pelo MEC da lista de escolas que receberão apoio financeiro para aplicação do Programa Brasil na Escol, tendo o município de Ingá sido contemplado com a inserção de duas unidades escolas: EMEIEF João Dionísio de Mendonça do distrito de Chã dos Pereiras e a EMEIEF Frei Herculano do distrito de Pontina.

O Programa Brasil na Escola oferece inovação, valorização de boas práticas e apoio técnico financeiro com o objetivo de fomentar e induzir estratégias de inovação para assegurar a permanência, as aprendizagens e a progressão escolar com equidade e na idade adequada de estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental.

A secretária municipal de educação Walbênia Andrade oficializou a adesão ao programa no mês de abril, e agora colhido o bom resultado.

"Fiquei muito feliz com mais esta conquista, duas unidades escolares da nossa secretaria sendo selecionadas para recebimento de apoio financeiro e pedagógico através do Programa Brasil na Escola. Tenho certeza que iremos implementar boas práticas educacionais com o apoio do MEC e do FNDE para melhoria da educação e combater o índice de evasão e reprovação nos anos finais do fundamental." – afirmou a secretária Bênia.

CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO

A secretária destacou também outra importante conquista esta semana. O município de Ingá aderiu ao Curso de Educação Financeira, por meio da plataforma do Instituto Brasil Solidário. Além da secretária Bênia, cinco professoras da rede municipal de ensino e uma da rede estadual, representando o ensino médio, estão participando da formação.

A plataforma EAD do Instituto Brasil Solidário abre espaço para ampliar o acesso, de forma simples e gratuita, a todo o conteúdo das Formações do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, reunindo materiais de estudo, pesquisa e sequências didáticas com boas práticas educacionais elaboradas em mais de 20 anos de atuação em escolas das 5 regiões do Brasil.

A proposta EAD faz parte das ações do Plano Bienal de Atividades – Brasil Solidário, que conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. As atividades envolvem temas transversais e interdisciplinares em oito eixos de atuação: Incentivo à Leitura, Cidadania, Arte e Pintura, Educomunicação, Empreendedorismo, Educação Ambiental, Saúde e Educação Financeira.

Além dos benefícios da formação para o conhecimento dos participantes, a SEDUC/Ingá recebeu na manhã dessa quinta-feira (24), kits com jogos doados pelo Instituto Brasil Solidário que serão distribuídos para as escolas e professares que irão utilizar nas atividades escolares com os alunos quando as aulas retornarem de forma presencial.

[caption id="attachment_148479" align="aligncenter" width="800"] kits com jogos doados pelo Instituto Brasil Solidário[/caption]

"Este momento de formação é muito importante, principalmente através parcerias que a SEDUC vem conseguindo, sem falar da importância do trabalho compartilhado entre as escolas da nossa rede e as escolas do ensino médio da rede estadual. Agradeço os profissionais que estão junto comigo realizando a formação, agradeço o incentivo do prefeito Robério Burity, pois foi através da sua dedicação que fiz a minha inscrição e claro, agradeço demais a parceria com o Instituto Brasil Solidário." – concluiu a secretária “Bênia”, que está sempre atenta as oportunidades de capacitação e benefícios para a educação municipal.