Valas limpas de lixo, menos mosquitos. Prioridade é combater o aedes aegypti, a colaboração da população é essencial.

0

Assim como os demais municípios da região, Ingá enfrenta uma verdadeira epidemia de doenças transmitidas pelo Zika Virus através de seu principal vetor, o mosquito aedes aegypti. O problema afeta todo município, principalmente os aglomerados urbanos que se localizam próximo às valas e locais sem saneamento básico.

Para amenizar a situação, o governo municipal vem realizando ações no que tangue a limpeza das valas, canalização de esgotos e conscientização da população a tomar medidas de prevenção. Estas ações determinadas pelo prefeito Manoel da Lenha como prioritárias e estão sendo adotadas de modo conjunto envolvendo todos os setores da gestão municipal, principalmente as secretarias de saúde, infraestrutura, educação e transporte.

Depois de concluídas as limpezas das valas da entrada da cidade, Emboca, Senzala e Estação, é visível a diminuição dos mosquitos na cidade, fato comprovado e comentado pelos moradores.

As campanhas de conscientização através do dia D da limpeza a cada mês, com apoio da Aalpargatas, escolas públicas e secretaria de saúde irão continuar, pois não basta a limpeza pública, a colaboração da sociedade é fundamental no combate ao mosquito. Se cada um fizer sua parte, o problema diminuirá consideravelmente.

O problemas é sério e de saúde pública. Os hospitais de Ingá e de Campina Grande estão lotados atendendo os sintomas de dengue, chikogunya e zica, além das pessoas que estão acamadas em casa e afastadas do trabalho. Pessoas idosas e frágeis correm risco de vida.

A luta contra o mosquito é de todos. Um só mosquito aedes aegypti voa mais de 200 metros, podendo picar e contaminar dezenas de pessoas de um bairro inteiro. 

A limpeza da vala da Estação está em fase final de recolhimento lixo retirado do leito.

limpeza valas de inga 2

Além das valas que já foram limpas, a secretaria de infraestrutura está realizando obras de complementação da vala que seque em direção ao final da Senzala, nas imediações do Bar do Tiba.

Ascom

Compartilhe esta notícia!.

Autor

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ingá/PB

Comentários estão fechados.

Acessibilidade