Valas limpas de lixo, menos mosquitos. Prioridade é combater o aedes aegypti, a colaboração da população é essencial.

Assim como os demais municípios da região, Ingá enfrenta uma verdadeira epidemia de doenças transmitidas pelo Zika Virus através de seu principal vetor, o mosquito aedes aegypti. O problema afeta todo município, principalmente os aglomerados urbanos que se localizam próximo às valas e locais sem saneamento básico.

Para amenizar a situação, o governo municipal vem realizando ações no que tangue a limpeza das valas, canalização de esgotos e conscientização da população a tomar medidas de prevenção. Estas ações determinadas pelo prefeito Manoel da Lenha como prioritárias e estão sendo adotadas de modo conjunto envolvendo todos os setores da gestão municipal, principalmente as secretarias de saúde, infraestrutura, educação e transporte.

Depois de concluídas as limpezas das valas da entrada da cidade, Emboca, Senzala e Estação, é visível a diminuição dos mosquitos na cidade, fato comprovado e comentado pelos moradores.

As campanhas de conscientização através do dia D da limpeza a cada mês, com apoio da Aalpargatas, escolas públicas e secretaria de saúde irão continuar, pois não basta a limpeza pública, a colaboração da sociedade é fundamental no combate ao mosquito. Se cada um fizer sua parte, o problema diminuirá consideravelmente.

O problemas é sério e de saúde pública. Os hospitais de Ingá e de Campina Grande estão lotados atendendo os sintomas de dengue, chikogunya e zica, além das pessoas que estão acamadas em casa e afastadas do trabalho. Pessoas idosas e frágeis correm risco de vida.

A luta contra o mosquito é de todos. Um só mosquito aedes aegypti voa mais de 200 metros, podendo picar e contaminar dezenas de pessoas de um bairro inteiro.

A limpeza da vala da Estação está em fase final de recolhimento lixo retirado do leito.

limpeza valas de inga 2

Além das valas que já foram limpas, a secretaria de infraestrutura está realizando obras de complementação da vala que seque em direção ao final da Senzala, nas imediações do Bar do Tiba.