Infraestrutura realiza obras de saneamento e manutenção no Emboca, Jardim Farias, Duque de Caxias, Praça de Veinha e Nova Vida

Além das obras que estão em curso no antigo prédio da Lavanderia e Creche de Pontina, a Secretaria de Infraestrutura de Ingá abriu mais quatro frentes de trabalho simultâneas nesta semana. As ações atuam na área de saneamento, manutenção e reconstrução de calçamentos.

O secretário Dem que acompanha de perto a evolução das obras, afirmou que a intenção do prefeito Manoel da Lenha é, paulatinamente, canalizar os esgotos das ruas que escorrem a céu aberto, como ocorre na entrada do bairro Jardim Farias.

Ruas do Jardim Farias que serão beneficiadas

SANEAMENTO DO GOVERNO FEDERAL FICOU SÓ NA PROMESSA

O prefeito Lenha esperou até dezembro de 2015, liberação do governo federal dos recursos do saneamento básico, mas infelizmente, até o momento o anúncio da presidente Dilma ficou só na promessa. Portanto, a partir do início deste ano de 2016, o prefeito resolveu enfrentar as áreas mais críticas com recursos próprios, a exemplo do que já foi feito no centro da cidade, onde trocou toda a canalização, e no cruzamento em frente ao Grupo Velho.

O bairro receberá os melhoramentos com a canalização dos esgotos nas ruas que cercam a praça do trabalhador, em forma de “Y”, descendo pelo trecho da rua que dá acesso ao Fórum, até a esquina de frente ao Mercadinho de Dona Zefinha.

LIMPEZA COMPLETA DA VALA DO EMBOCA E FUTEBOL

Trechos da Vala em serviço de limpeza, iniciando pela ponte do Emboca

Uma equipe composta de sete homens está realizando uma limpeza completa na Vala do Emboca em toda sua extensão, que passa pela rua Nova do Cruzeiro, Futebol e cruza a Senzala, até encontrar o rio Ingá.

O trabalho foi iniciado nesta terça-feira, começando pela cabeceira da ponte de Emboca, seguindo o curso natural das águas, em direção a Senzala.

O secretário Dem informou que na gestão do prefeito Manoel da Lenha foi realizada uma limpeza completa no primeiro ano, manutenção nos anos seguintes, e agora em fevereiro, uma nova limpeza completa com a roça do matagal e remoção de todo lixo existente dentro dela. O secretário pede a compreensão da população para manter a vala limpa.

“A POPULAÇÃO NÃO COLABORA” – Afirma Dona Deca, moradora.

José Valter mostra lixo jogado na vala, e Dona Deca diz que população não colabora

Dona Deca, moradora antiga próxima a vala, elogiou a ação da prefeitura, e falou que “infelizmente o próprio povo não colabora, uma vez que se joga de tudo dentro da vala, desde pequenas coisas como copos descartáveis até animais mortos, como outro dia jogaram um cachorro morto, tendo o vizinho retirado com ajuda de outros.” Dona Deca que limpava pessoalmente a área próximo a seu quintal, mas não faz mais devido a idade, lembrou ainda que “durante a gestão do ex-prefeito Renaldo Rangel, a prefeitura limpou e colocou um vigilante para evitar que jogassem lixo na vala, mas não adiantou, muitas pessoas quiseram até bater neste vigilante.” – Lamentou Dona Deca a falta de colaboração.

RESTAURAÇÃO DE CALÇAMENTO DA RUA DUQUE DE CAXIAS

obras duque de caxias

Em um dos cruzamentos da rua Duque de Caxias, próximo ao Mercadinho do Belo, está sendo realizado a restauração de um trecho que estava tomado por buracos e praticamente intransitável.

RESTAURAÇÃO NA ESQUINA DE ACESSO AO MERCADO – PRAÇA DE VEINHA

praça de veinha

Na praça Rêmaclo Rangel, mais conhecida como Praça de Veinha, a Secretaria de Infraestrutura está realizando outro serviço de completa restauração da pavimentação em calçamento daquele importante logradouro que dá acesso ao mercado, muito movimentado em dias de feira, e que estava também cheia de buracos.

NOVA VIDA

nova vida

Uma canalização de águas pluviais e esgoto está sendo feita no bairro Nova Vida, a pedido dos moradores daquela rua.

RUA DO CEMITÉRIO NA PROGRAMAÇÃORUA DO CEMITERIOEstas são as obras programadas e iniciadas neste mês de fevereiro e que segundo o secretário Dem, a medida que forem sendo concluídas, serão abertas novas frente em outras áreas, conforme está prevista, assim que terminar no Jardim Farias, iniciar a canalização da rua José Silvério, mais conhecida como rua do Cemitério, atendendo também a pedido da população, como sempre tem sido feito dentro da possibilidades financeiras da prefeitura municipal.