PROJETO EDUCANDO PELO ESPORTE IV CONTRIBUI PARA MELHORIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO INGÁ.

0

Voltado para uma proposta político-pedagógica cujo interesse primordial é favorecer as políticas públicas municipal de educação, o Projeto Educando pelo Esporte IV, cujas ações estão voltadas para a Educação pelo Esporte, uma vez que este é um meio de grande importância para o aprimoramento das aptidões físicas dos alunos, como também elevar o interesse destes nas outras esferas educacionais.

O projeto Educando pelo esporte IV tem como objetivo implementar a metodologia do esporte educacional nas escolas públicas, e nas escolas da rede municipal do Ingá não é diferente, norteado pelos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, respeito a diversidade, construção coletiva, educação integral e o rumo à autonomia, desenvolvendo a cultura esportiva com a finalidade de formar o cidadão crítico, criativo e protagonista. Além de fortalecer e qualificar as aulas de Educação Física, através da interdisciplinaridade e da construção coletiva baseada na LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. O projeto vem desenvolvendo uma metodologia de ensino capaz de formar os profissionais de Educação Física, com intuito de educar as crianças e jovens a tornarem-se cidadãos críticos, participativos e transformadores da sua realidade, como também avalia e reconstrói esta metodologia continuamente para atender as demandas, necessidades e interesses das escolas atendidas.

O acompanhamento pedagógico do projeto destaca a evolução das ações propostas pelo Educando pelo esporte IV, junto a Secretaria Municipal de Educação, professores, gestores e comunidade escolar. Graças a Lei Federal de incentivo ao esporte, através do Ministério do Esporte a Associação Pro Dia Nascer Feliz e o Instituto Alpargatas, parceira nessa empreitada vem conseguindo fortalecer a política educacional de desporto escolar. Fomentando a ação eficaz do esporte como elemento educacional de transformação social, estimulando a abordagem multidisciplinar e multiplicadora. Aliando os valores do esporte à educação, incentivando ações que nascem na escola e envolvem alunos, professores, funcionários, pais e toda a comunidade, propiciando a sustentabilidade do conceito esporte-educação como ferramenta de inclusão.

ASCOM/Secretaria de Educação

Compartilhe esta notícia!.

Autor

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ingá/PB

Comentários estão fechados.

Acessibilidade