PARCERIA ENTRE INSTITUTOS RODRIGUES MENDES E CAMARGO CORREIA REALIZAM PROJETOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM INGÁ

0

Consultora Regina Mercúrio visita e acompanha a execução dos projetos em parceria com a Prefeitura de Ingá

Instituto Rodrigo Mendes em parceria com o Instituto Camargo Corrêa dispõe de um programa voltado à formação continuada em educação inclusiva, denominado como “Programa Plural”. Têm como objetivo colaborar para que as redes públicas de ensino desenvolvam políticas, práticas de gestão escolar e estratégias pedagógicas que dialoguem com as diretrizes educacionais estabelecidas pela Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, publicada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em parceria com a Prefeitura de Ingá no dia 03 de fevereiro de 2014 o Município de Ingá – PB teve a oportunidade de receber a visita da consultora Regina Mercúrio do Instituto Rodrigo Mendes. Foi realizado um encontro com gestores, professores e equipe pedagógica que teve como proposta apresentar os projetos  de monitoramento em educação inclusiva desenvolvidos no decorrer de 2013.

4-2

As instituições que apresentaram os projetos foram: EMEIF Frei Herculano, EMEIF Djalma Rodrigues de Carvalho, EMEIF Apolinário Joaquim de Melo, EMEF João Dionísio de Mendonça, EMEF Major José Barbosa Monteiro, EMEIF Cândida Amélia de Farias Braga, EMEIF Arnaud André da Silva, APNEI e Secretaria Municipal de Educação de Ingá.

Os projetos apresentados tiveram como objetivos ampliar a visão sobre Educação Inclusiva, divulgar os direitos das pessoas com deficiência à educação, trabalho, lazer, moradia e autonomia, ampliar a utilização de recursos e estratégias pedagógicas nas salas regulares para o aprendizado de todos os alunos, ajudar no processo de elaboração do PPP, levantar o número de pessoas com deficiência no município, elaborar o Plano Municipal da Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva.

20

A consultora Regina Mercúrio trouxe-nos uma mensagem de saudação do Rodrigo Mendes dando as boas vindas e elogiando o trabalho desenvolvido no município. A mesma enfatizou o comprometimento da equipe pedagógica e das pessoas participantes dos projetos, relatou ainda que Ingá tem sido exemplo para outros municípios com as políticas inclusivas e publicou em uma revista falando sobre a Política Municipal Educacional dos Direitos da Pessoa com deficiência que terá uma aplicabilidade no decorrer de 2014.

Desde já a Prefeitura Municipal de Ingá agradece a parceria existente entre o Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Camargo Corrêa e Instituto Alpargatas.

21

 “Todo e qualquer empreendimento que visa à Inclusão só terá bons resultados quando o diferente for aceito como parte integrante e indissolúvel do ser humano.” Fonte: Escola para todos – Paulo Santos

ASCOM com Secretaria de Educação

Compartilhe esta notícia!.

Comentários estão fechados.

Acessibilidade