ESCOLA MAJOR JOSÉ BARBOSA MONTEIRO COMEMORA 40 ANOS DE ENSINO EM INGÁ

0

Diversas homenagens foram feitas, dentre elas ao ex-prefeitos Paulo Cândido, José Iremar, Wellington e o atual Manoel da Lenha

Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 11 de abril, a solenidade de comemoração dos 40 anos da Escola Major José Barbosa Monteiro.

O evento coordenado pela gestora escolar, Fátima Avelino reuniu o atual corpo docente e discente da escola, bem como antigos alunos, professores e funcionários que marcaram a história daquele educandário, que receberam homenagens através de medalhas e placas alusivas a data festiva, ao lado dos ex-prefeitos: Paulo Cândido, José Iremar e Welington Gomes Barbosa, e o atual gestor, prefeito Manoel da Lenha e o vice-prefeito, Carlos Mendonça.aniversário da escola Major José Barbosa Moenteiro

O momento solene foi aberto com o hasteamento do pavilhão nacional tendo a participação do ex-prefeito Paulo Cândido, vereador Jailton do Sindicato, e a Diretora Fátima Avelino.

DSC_1642

O coral composto por alunos da escola se apresentou antes da formação da mesa pelos convidados e homenageados, como a Sra. Nely Targino, Severina Lopes (Iaiá), Manoel Valeriano de Oliveira,Aurelice Barbosa de Carvalho, Antonia Maria de Souza, Elza Borges, Marlene Pereira Cândido, Josefa Rodrigues, Maria de Fátima Custódio, Alexandre Ferreira, Maria de Lourdes Queiroz, Josefa Nunes de Souza, Marlene Pereira de Oliveira e Severina Barbosa.

A diretora Fátima Avelino deu as boas vindas a todos e convocou os homenageados para a composição da mesa mesa, que contou ainda com a presença dos vereadores Marrinho, Jailton e o presidente Murilo, a secretária de educação Adjane Valeriano, secretaria de saúde Lindinalva Dantas, Dulcinéia representante da Fábrica Alpargatas, dentre outras personalidades da sociedade ingaense.

fátima avelino

Fátima Avelino fez um breve relato da história da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major José Barbosa Monteir, construída e fundada no ano de 1974, na gestão do então prefeito Wellington Gomes Barbosa, com um fim específico de atender a comunidade da Bela Vista que até então não contava com nenhuma escola, contendo duas salas de aulas, dois banheiros, uma cozinha e uma sala da secretaria.

Ao longo de sua história, a escola passou por duas grandes reformas: uma na administração do prefeito Paulo Cândido da Silva (1983/1988) e outra na administração do prefeito José Iremar da Silva (1993/1996).

Na gestão atual do prefeito Manoel da Lenha recebeu melhorias significativas como a transformação do auditório da secretaria em cinco novas salas de aulas para atender a sempre crescente demanda de novas matrículas, fazendo parte do anexo da escola. Três destas salas já estão climatizadas, sendo que o objetivo é levar este benefício a todas com ar condicionado, oferecendo assim maior conforto para contribuir com a melhoria do aprendizado. Ainda na gestão atual a escola recebeu pintura nova, retelhamento, fôrro em PVC, luminárias mais modernas, instalação elétrica, circuito interno de câmeras, novo mobiliário, e entrega gratuita de novo fardamento  e kit escolar, contendo todo o material necessário para o bom estudo.

O prédio principal da escola conta com mais seis salas de aula, uma secretaria , cinco sanitários, uma cozinha, depósito de alimentos, um almoxarifado, um laboratório de computação, pátio coberto, e lavanderia. Oferece um educação de qualidade a 620 alunos do 1º ao 9º ano. Mais 60 aluno do EJA e atendendo também alunos da alfabetização solidária.

A atual diretoria da escola é composta pela gestora escolar, psicopedagoga Maria de Fátima Avelino da Silva Santos e adjuntas, Roberta do Nascimento, Ada Lima Trigueiro , Amanda Maria Guedes a supervisora escolar Malu Rique.

aniversário da escola Major José Barbosa 2

Após as consideração realçadas pela diretora, a palavra foi facultada aos membros da mesa que falaram sobre a escola e o que ela representa para a comunidade ingaense e seu processo histórico. O prefeito Manoel da Lenha se emocionou bastante pela homenagem e pela coincidência de ser também o dia de seu aniversário.

esocla major entrega de medalhas

Os homenageados receberam placas e medalhas alusivas aos 40 anos da escola Major José Barbosa Monteiro.

40 anos do major José Barbosa Monteiro 2

Encerrando as festividades na parte da manhã, ocorreu a apresentação do pastoril da escola, ação de resgate das danças típicas que estavam esquecidas no passado. À tarde houve uma gincana cultural envolvendo equipes de estudantes da escola, tendo como temática a história dos 40 anos da Escola Major José Barbosa Monteiro.

M5

VEJA GALERIA COM FOTOS DE LEOSMAR

Compartilhe esta notícia!.

Comentários estão fechados.

Acessibilidade