TÉCNICOS DA FUNASA VISITAM O INGÁ E COMUNIDADE DE PEDRA D’AGUA

0

A Unidade Móvel de Controle de Qualidade da Água da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde Superintendência da Paraíba, esteve na última terça-feira 15/10 no Ingá para uma visita a comunidade Quilombola de Pedra D’água. A Unidade Móvel utilizada é um laboratório que realiza o monitoramento da qualidade da água por meio de ensaios analíticos dos parâmetros físico-químicos, hidrobiológicos e microbiológicos, preconizados principalmente na Portaria MS nº 518/2004.

O projeto tem o intuito de garantir uma água adequada para o consumo humano, principalmente em áreas mais afastadas, como quilombos e assentamentos rurais. O Coordenador da Vigilância Ambiental Iuri Félix acompanhou a visita dos colegas da FUNASA e lembrou que o município de Ingá já vem realizando desde o mês de setembro deste ano amostras de coletas d’água através do Programa de Vigilância da Água para o Consumo Humano – VIGIAGUA, trabalho este que está sendo pioneiro nesta nova gestão, tendo em vista que o município nunca tinha realizado uma amostra se quer, segundo o LACEN.

2013-10-15 15.45.49

As primeiras amostras foram realizadas em prédios públicos com grande circulação de pessoas (Escolas Públicas, Unidades de Saúde e poços de abastecimentos coletivos), os exames são realizados pelo o LACEN – PB Laboratório de Saúde Público em João Pessoa – PB.

2013-10-15 16.14.07 (1)

O Coordenador Iuri Félix ainda lembrou que o município só deve realizar 18 amostras/mês segundo critérios da portaria nº 2914/2011, que vai de acordo com a população. A Vigilância Ambiental funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde na Rua Francisco de Farias Braga, 456 Jardim Farias de segunda à sexta-feira contatos (83) 3394 1251 / 9102 2690.

ASCOM-PMI

Compartilhe esta notícia!.

Comentários estão fechados.

Acessibilidade