SCFV promove arte, música, esporte, assistência psicossocial e cidadania às crianças, adolescentes e famílias

0

O mês de julho foi marcado pela retomada das atividades cotidianas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que funciona do Clube União Cultural Ingaense e Ginásio Municipal O Carlão.

A Secretaria de Bem Estar e Ação Social, além do atendimento e assistência às famílias carentes nos diversos programas sociais, promove por meio de seus coordenadores, facilitadores e funcionários, atividades diárias às crianças e adolescentes envolvendo artes, música, esporte, cultura e cidadania, bem como atividades físicas, danças e motivadoras ao grupo de idosos, que fazem parte dos serviços oferecidos pelo SCFV

Mesmo com as dificuldades enfrentadas com a queda dos repasses do FPM destinados às prefeituras, o prefeito Manoel da Lenha tem apoiado os programas e atividades desenvolvidas pela secretária Cristhiane Ramos, buscando manter o padrão de atendimento usando da criatividade para se adaptar à realidade de poucos recursos.  

Confira o trabalho realizado pelos facilitadores coordenados por Ivamara Ramos:

VIOLÃO 

OFICINA DE VIOLÃO. Tocar violão aprimora sua criatividade e concentração… Tocar música exerce um verdadeiro impacto em nossa saúde, principalmente para as pessoas, e é por isso que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, oferece Oficina de Aulas de Violão duas vezes na semana, com o Facilitador Jadeilson Ferraz, nos dois turnos: Manhã e Tarde, visto que o coração minimiza sua intensidade e o estresse e a ansiedade e a depressão tendem a diminuir. Enquanto você está completamente abduzido pelo som do violão, que você se deixa levar pela música, a pressão arterial no coração cai a um nível totalmente normal e você se sente mais descontraído. O violão aumenta a autoconfiança É bem verdade que cantar enriquece seu corpo imediatamente. Tocar e criar sua própria música te permite se exprimir plenamente, mostrar aos outros quem você é, as emoções que você sente, veicular uma mensagem ou suas ideias. Nossas crianças e adolescentes vivem esse momento mágico e contagiante. Nossos sinceros agradecimentos a nossa secretária Dra. Christiane Ramos e ao nosso Prefeito Manoel da Lenha… Venha fazer parte desse Vínculo! Afinal, Música é vida!

FUTEBOL 

AULAS DE ESPORTE… 25/07/17 Aulas práticas esportivas e recreativas com os alunos do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos) nos turnos Manhã e Tarde com o Facilitador Israel Gomes… O nosso intuito é, através do esporte, ajudar na formação dessas crianças como cidadãos de bem, para que eles possam ter um futuro digno e promissor perante a sociedade, com muito respeito, disciplina e educação. Nossos agradecimentos ao Prefeito Manoel da Lenha, nossa Secretária de Ação Social Dra. Christiane Ramos e a Coordenadora do SCFV Ivamara Ramos.

CAPOEIRA 

Oficina de Capoeira – 19/07/2017 As aulas de capoeira no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV são desenvolvidas duas vezes por semana, aulas estas ministradas por uma educadora social Damiana. Durante as primeiras sessões de capoeira são ensinados os aspectos técnicos e os movimentos básicos de defesa, sendo que, ao longo do tempo, se avança para os movimentos de ataque, que são mais complexos. Por meio deles poderá se alcançar melhor desenvolvimento na coordenação motora, no estímulo visual, na criatividade, na auto-estima e na automatização de movimentos, além de se melhorar a forma de administrar o tempo e o espaço dentro de um movimento. As emoções presentes na roda de capoeira apontam alegria, possivelmente devido ao ambiente descontraído, com harmonia entre música, expressão corporal e integração com os integrantes e o público externo. Observa-se também que 10% demonstram ansiedade durante as atividades, fato justificado pela expectativa. A prática da capoeira tem como meta principal fazer do aluno um cidadão feliz, proporcionando condições necessárias para se manter convicto em suas tarefas, aonde eles superam seus próprios limites e atingem um elevado nível de satisfação. Sendo que, se o aluno esta feliz com ele mesmo e com o que esta fazendo, as respostas são mais rápidas e positivas. Os benefícios proporcionados pela prática da capoeira relatam melhora na agilidade, força, resistência e flexibilidade. Observa-se também que, melhora para realizar atividades diárias, melhora no convívio social e no convívio familiar. Nossos agradecimentos ao Prefeito Manoel da Lenha, nossa Secretária de Ação Social Dra. Christiane Ramos e a Coordenadora do SCFV Ivamara Ramos.

KARATÊ

SCFV em Ação!! Oficina de Karatê.
O karatê é uma arte marcial de origem japonesa que requer muita concentração e disciplina, além de proporcionar bem estar e qualidade de vida a quem pratica. Por este motivo O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV , desenvolve essa oficina que abrange nossas crianças e adolescentes. As oficinas obtiveram um bom aproveitamento e aceitação dos alunos, que comparecem em todas as aulas demonstrando grande interesse pelo esporte. As aulas são ministradas duas vezes por semana, onde começa com alongamento, aquecimento, dinâmico e em seguida a parte. Dessa forma adquirimos e transferimos experiências, indo a campo ensinando uma prática diferente das quais os alunos estão acostumados na escola e concluímos com êxito a colaboração e sucesso desse projeto de intervenção no serviço.O Karatê tem enormes benefícios para o corpo, mente e espírito. Fisicamente, o Karatê é bom para o coração, fortalece ossos e músculos, cria resistência, desenvolve coordenação motora e visual, e torna o organismo menos suscetível à ferimentos e doença. Mentalmente, o Karatê ajuda a desenvolver paciência, disciplina, perseverança e compreensão, bem como a concentração e foco.
Espiritualmente, o Karatê constrói confiança, desenvolve e aumenta o auto-controle, a serenidade e a paz.

ARTES

Aula de Artes com o facilitador Del Mota no SCFV… Materiais didáticos personalizados individualmente.

PALESTRAS COM PROFISSIONAIS, PSICÓLOGOS E DINÂMICAS DE GRUPO

Hoje 26/07 Nossos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, e através do nosso Facilitador de Esporte Israel Gomes, receberam a visita do Radialista e locutor esportivo, repórter e micro-empresário Adalberto Alves. Onde o mesmo trabalha na Rádio Cariri AM 1160 e Rádio Tabajara AM 1110 de João Pessoa. O mesmo ministrou uma Palestra Sócio-educativa e esportiva com nossos alunos, orientando e tirando dúvidas dos nossos alunos. Foi uma roda de conversa muito proveitosa e motivadora. Parabéns Professor Israel!! Sempre empenhado em repassar o melhor para eles. Hoje 20 de Julho o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, contou com a participação das técnicas do CRAS Eulália Vasconcelos, Assistente Social e Selma Dias, Psicóloga as quais realizaram atividades recreativas com dinâmicas em alusão ao Dia do Amigo. Na ocasião foi realizada palestra com o Tema Dia do Amigo(a): Respeito e gentileza fazem a diferença. O Dia Internacional do Amigo é comemorado em 20 de julho.Normalmente, nesta data é comum a troca de mensagens entre amigos, assim como presentes e a organização de eventos e atividades especiais, especialmente nas escolas. “O amigo é como o sol que brilha todos os diasno ponto mais alto do céu, quando sentimos frio ele nos dá o calor, quando nosso caminho não está claro, ele nos dá a luz, quando nos sentimos fracos ele dá a força, quando precisamos descansar ele desce até o horizonte refletindo a luz do sol que jamais nos abandona, nem durante o sono. Assim são os verdadeiros amigos”.

APRESENTAÇÕES EM EVENTOS 

E nossos alunos do SCFV representaram muito bem a Secretaria de Ação Social no Evento da Agricultura. … Parabéns aos nossos alunos e Facilitadores que nos orgulha com tanto talento.

Ascom 

Compartilhe esta notícia!.

Autor

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ingá/PB

Comentários estão fechados.

Acessibilidade